Eficiência da Coifa Funcionando como Depurador

Imagem.

Lembram da minha pergunta no último post que eu fiz sobre coifas?

Recapitulando: E se eu quiser instalar a coifa somente na função depurador para evitar o quebra-quebra de parede num apartamento já pronto? A eficiência continua a mesma?

Para saber a resposta desta pergunta entrei em contato com seis fornecedores. Minha ideia era entrar em contato por e-mail ou por algum formulário de contato via site, pois eu sempre confio mais numa resposta escrita e também eu poderia publicar a resposta exatamente como ela veio escrita e não com as minhas palavras, mas nem todas as empresas disponibilizam estes meios de comunicação.

Minha pergunta: Gostaria de saber se a coifa instalada apenas como depurador tem a mesma capacidade de sucção se instalada na função exaustor? Isto é, nos catálogos é informada uma capacidade de sucção ou de vazão. Este valor vale tanto para o modo exaustor quanto para o modo depurador de uma coifa?

Vou colocar a resposta na íntegra de cada empresa, ok? Da maneira que eles escreveram, isto é, não vou corrigir os erros de português. E também vou colocar só a resposta final, pois, na primeira resposta algumas empresas não responderam a pergunta e eu reescrevi dizendo que minha dúvida não havia sido respondida.

Vejam as respostas (listei as empresas em ordem alfabética):

* Brastemp (via telefone, já que não disponibilizam e-mail, nem formulário de contato e o chat não estava funcionando): Eles me responderam que a coifa instalada na função depurador possui a mesma eficiência que a coifa instalada na função exaustor. Eu achei que o atendente não deu muita atenção a minha pergunta.

* Eletrolux: Minha pergunta para eles era para ser genérica, ou seja, era para abranger todas as coifas que podem funcionar também na função de depurador, entretanto o formulário de contato do site exigia que eu escolhesse o modelo de alguma coifa. Escolhi aleatoriamente o modelo 90CT. Eles me ligaram por telefone para dar a resposta, específica para o modelo 90CT. A atendente disse que este modelo tem vazão livre de 1040 m³/h e no caso de ser instalada no modo depurador esta capacidade seria reduzida em 50%, ou seja, 520 m³/h.

* Elettromec: “Nós sempre divulgamos a vazão livre que é de 1200. A vazão sempre depende da instalação mesmo expelindo o ar para fora como exaustor dependendo da distância e curvas há perdas. Em média estamos falando de parâmetros máximos de 1200 a mínimos de 820. Mas depende da instalação. Como depurador há uma perda de 10%. EX Se sua coifa é instalada na parede e esta mesma parede da para fora, não havendo grandes distância vamos falar em 1100 de vazão se for como depurador 990. Perda de 10%. Mais estes padrões até 820 de vazão são suficientes para uma boa sucção desde que em condições ideais, tipo sem corrente de ar na cozinha”. Gostei da resposta, pois, além de responder a pergunta, o atendente ainda deu mais algumas explicações sobre a variação da vazão em função da instalação.

* Falmec: “A coifa instalada como depuração perde em torno de 10% de sua capacidade, pois a mesma trabalha com o filtro de carvão ativado”. Clara e objetiva.

* Fischer: A Fischer me mandou uma tabela com vários modelos de coifa e com a capacidade delas funcionando sem carvão ativado (exaustor) e com carvão ativado (depurador). Fiz os cálculos e, dependendo do modelo, a capacidade da coifa no modo depurador é de 10 a 20% menor. Gostei da resposta em forma de tabela, pois ficou bem claro para ver as diferenças.

* Tramontina: “Permanece com o mesmo poder de sicção”.

Resumindo, algumas empresas (Brastemp e Tramontina) responderam que a vazão continua igual e outras (Eletrolux, Elettromec, Falmec e Fischer) responderam que a capacidade diminui quando a coifa funciona no modo depurador. Segundo as respostas, esta redução é de, no mínimo, 10%.

Gostaram deste tipo de post?

Beijos

About these ads

17 respostas em “Eficiência da Coifa Funcionando como Depurador

  1. Finalmente achei uma resposta satisfatória!!! Parabéns pelo blog!!!
    Eu estava enlouquecendo com essa dúvida, e depois do “resumo”, acabei me decidindo por menos trabalho na instalação, já que diminui apenas entre 10 à 20% da capacidade de sucção.
    Obrigada, ajudou muuuito!

  2. Muito obrigada, tbm estava na duvida, pois, as da marca FRANKE colocam vazão 1040m3/h saída livre e as da tramontina 700m3/h. Então mesmo que a Franke seja do pior caso 20% de perda Ainda é mais do que a da Tramontina. Me ajudou muito.

  3. Parabéns pela iniciativa em dividir estas informações tão preciosas!!!! Vendo que, algumas postagens são antigas, acredito que já tenham efetuado a instalação. Sendo assim, terei a resposta que realmente quero : a do consumidor e não somente a do fabricante!!! Para quem optou por instalar na função depurador, acredita ter feito a opção ideal? Relate sua opnião, por gentileza.
    Ficarei muito grata de obtiver retorno!!! Agradeço desde já!!!

    • Oi Marília,

      Falei com a minha prima que fez a instalação da coifa no modo depurador no apartamento dela e ela disse que não teve nenhum problema, mesmo com a cozinha integrada à sala, e que ela adorou ter feito desta forma (sem quebra-quebra)… mas ela não costuma fazer fritura, tá? A coifa que ela comprou é da marca Fischer e está instalada desde dezembro do ano passado.

      Minha mãe instalou uma coifa recentemente também na função depurador, mas ela ainda não usou porque a cozinha ainda não está totalmente pronta.

      Beijos,

      Déb

  4. Parabéns pelo seu post! Você pesquisou exatamente o que eu queria e que não achava em nenhum lugar!
    E ainda o fez da forma mais elucidativa possível!

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s