Válvula de Descarga x Caixa Acoplada

Vamos ao primeiro item do check list do projeto hidrossanitário.

Nos vasos sanitários será usada caixa acoplada ou válvula de descarga?

Esta definição deve ser feita antes do projeto hidrossanitário, já que os pontos de entrada de água e de saída de esgoto são diferentes para cada caso.

Para as bacias convencionais a altura da entrada de água é de 330 mm. Já para as caixas acopladas a altura é de 200 mm.

Para o esgoto, a distância da parede até o centro da saída do esgoto é de 250/260* mm para bacias convencionais e de 305 mm para bacias com caixa acoplada.

* Encontrei diferença entre os fabricantes.

Instalação hidráulica de um vaso sanitário com caixa acoplada:

Imagem (modificada).

Instalação hidráulica de um vaso sanitário com válvula de descarga:

Imagem (modificada).

Quais as diferenças entre caixa acoplada e válvula de descarga?

Além das questões hidráulicas (entrada de água e saída de esgoto) que eu falei acima, existem outras diferenças:

• Pressão: a bacia com válvula de descarga exige mais pressão de água do que a caixa acoplada. Algumas pessoas dizem que a menor pressão na caixa acoplada é uma desvantagem, pois a pouca pressão faz como que o sistema não seja tão eficiente. No apê que eu moro temos caixa acoplada e nunca tivemos nenhum problema :).

• Dimensões: os modelos com caixa acoplada exigem um espaço um pouquinho maior, mas, na minha opinião, o banheiro teria que ser muuuito pequeno para que o tamanho do vaso com caixa acoplada inviabilizasse a sua utilização.

• Consumo de água (atualizado em 23/11/2012): fiz um post para falar especificadamente sobre o consumo de água. Veja aqui.

Lá em casa: vamos colocar bacia com caixa acoplada e duplo acionamento em todos os banheiros.

Beijos,

Déb

About these ads

8 respostas em “Válvula de Descarga x Caixa Acoplada

  1. Pingback: Válvula de Descarga x Caixa Acoplada – Consumo de Água | tijolosetecidos

    • Oi Salete, quando eu fiz este post eu nem tinha pensado na questão da limpeza, que, com certeza, é muito importante.

      Minha mãe está reformando um apartamento e quando ela foi comprar os vasos sanitários ela me falou deste problema, que em alguns modelos de vasos com caixa acoplada acumula sujeira na parte de trás. Existem alguns modelos que são retos atrás, ou seja, eles não possuem aquele “degrauzinho”. Só que são mais caros que os outros tipos.

      Quando a reforma estiver concluída eu pretendo fazer um post mostrando o antes e depois do apartamento e pensei em falar sobre este detalhe do vaso sanitário.

      Beijos

  2. A válvula hidra precisa de ferramentas específicas e mão-de-obra qualificada pra trocar o reparo de Deca: valor 30 reais mais ou menos. No caso da caixa acoplada existe uma gama de marcas, mas da censi eu já adquiri por 27 reais, e se qualquer leigo ler as instruções poderá montar, mas precisará de um alicate tipo bomba dágua, e poderá usar a ferramenta para outros fins…É verdade que entre o reservatório de agua da cx acoplada, ficará um espaço ou uma fresta, vai depender do instalador, que deverá garantir que, após a parede estar pronta(rebocada e com cerâmica) o centro da saída do esgoto ficará em 30,5cm. O que não é muito possivel garantir, já que 90% das construções, a tubulação de esgoto se faz com a parede ainda no tijolo. Se levarmos em consideração um reboco de 2cm, mais 01 centimetro de ceramica, mais 0,5 cm de argamassa, mais 30,5 até o centro terá um total de 34cm do tijolo ao centro do tubo. São riscos, já que o reboco pode dar 05 cm, 10cm… depende do pedreiro ruim que levantou a parede. ou 01 centimetro se o pedreiro for muito bom.
    A entrada de água na caixa acoplada, imagine-se sentado no vaso, deverá ficar a sua direita, a 15cm do eixo da saída de esgoto, e numa altura de 20 a 25cm do piso já pronto (ceramica). A conexão que ali vai, normalmente é um joelho90º, deverá ser de 1/2 ((o lado da rosca) – preferecia o joelho azul) por 20 ou 25mm (depende do tubo que está na parede. Posso usar o joelho de 3/4? Pode, mas terá que usar um adaptador, que por sua vez poderá ser mais um agente de molhadeira no banheiro, se não for devidamente instalado.
    Já na valvula hidra, a entrada de água tem que ficar muito bem alinhada com a saida de esgoto e a 33cm do piso acabado. Caso isso não ocorra, é bem provavel que virá um vazamento por aí, pois o anel no joelho azul (não é o mesmo joelho que referi acima) ou o spud ficarão forçados (graças a Deus, alguns gênios inventaram tubo de ligação flexivel ou sanfonado!!)
    Ficou na duvida se deixa a saída de esgoto a 25 ou 30,5? deixa a 30,5 que servirá pra ambos, ou se um dia resolver retirar a válvula hidra e instalar a caixa acoplada, ficará mais fácil.

  3. Pingback: Posts Top 10 – Ano 2 | tijolosetecidos

Obrigada por comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s